Manobras 2011

Manobras no Porto
Rancho Douro Litoral, Calçada das Virtudes, nº 2, Porto, Portugal | quinta-feira, 29 de Setembro · 17:00 – 19:00

Esta conversa inicial no Manobras será o ponto de partida para um ciclo de encontros artísticos mensais e consistirá num espaço para reflexão acerca da importância ou não da abertura e partilha do processo criativo, a dicotomia abertura/introspecção. Até que ponto o diálogo com o outro pode ser positivo na criação artística individual?
A proposta inclui a identificação de uma comunidade local ligada à Dança Contemporânea, numa primeira fase, para posteriormente alargar o espectro a outras artes. Esta comunidade discutirá este e outros assuntos que serão lançados para debate, tais como estratégias/propostas para o funcionamento futuro dos encontros DesNORTE e condições para a criação na cidade do Porto.
Podemos falar de tudo o que não existe, mas a proposta é falar e partilhar o que existe – o trabalho dos artistas, intérpretes, coreógrafos que trabalham diariamente no Porto, criando-se assim uma maior articulação do discurso da dança contemporânea, onde se partilham práticas artísticas, dúvidas, experiências, opiniões, feedback.
Pretende-se, numa outra fase, direccionar os encontros para a criação de público que possa vir a formar uma plateia dos nossos espectáculos.
Nos futuros encontros, cada artista participante poderá propor o que quiser, num formato pertinente, com discursos construtivos, sem a necessidade de apresentar qualquer produto, gerando-se assim estratégias para o desenvolvimento da relação da dança contemporânea com a cidade/comunidade.
Abrimos desde já o convite à participação de todos os artistas da cidade do Porto.
Este primeiro encontro DesNORTE contará também com os convidados:
Rui Horta | coreógrafo e director d’O Espaço do Tempo
João Pedro Vaz | encenador e director das Comédias do Minho
Tiago Bartolomeu Costa | jornalista, crítico, ensaísta
Katja Tshimmel e Vera Mantero | coreógrafa (vídeo)
com moderação de Ana Figueira, coreógrafa e directora da Companhia Instável